terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto Nativas Ativas


A educação ambiental trabalhada por meio da manutenção de um mini ecossistema de plantas nativas do Cerrado pela técnica de Bonsai
As estratégias de trabalho com a educação ambiental tem se tornado cada vez mais conhecidas. Isso faz com que os alunos acabem tendo acesso às medidas de preservação ambiental antes delas serem trabalhadas em sala de aula, fazendo com que essa importante temática não seja mais "tão atrativa". À vista disso, é necessário que o trabalho com o tema seja reinventado a cada ocasião sendo o Projeto Nativas Ativas uma dessas estratégias. Nesse sentido, ele tem como objetivo montar e manter um mini ecossistema utilizando a técnica de Bonsai com a participação dos alunos para ampliar seu conhecimento sobre as plantas nativas da região noroeste do Estado de São Paulo. Pois um dos enfoques da Educação Ambiental (EA) é sobre o desmatamento e a modificação da paisagem que é gerada. Dessa forma, a questão da preservação dos biomas brasileiros é um dos mais urgentes problemas ambientais urbanos da atualidade. Pois se relacionam aos custos de melhoramento do solo devastado pelas monoculturas e a ocupação de espaço por elas. Entre as medidas implantadas pelos programas de EA está o incentivo a criação de ONGS, tais como Associação de Recuperação Florestal do Médio Tietê (Flora Tietê) fundada em 18 de agosto de 1986 e desenvolvendo até hoje a reposição florestal para atender ao consumo de matéria prima de empresas que utilizam produto florestal lenhoso e desenvolvendo um trabalho de Educação Ambiental com escolas públicas e privadas da região de Penápolis, SP, Brasil.
Logo abaixo, temos exemplares valiosos que encantam os alunos com a possibilidade te alcançar um resultado semelhante.
Bibliografia
BACKES, P. Àrvores do sul: guia de identificação e interesses ecológicos. Vila Flores: Pallatti, 2002.
BEZERRA, T. M. de O.; FELICIANO, A. L. P.; ALVES, A. G. C. Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da Estação Ecológica de Caetés – Região Metropolitana do Recife – PE.Biotemas, v. 21, n. 1, p. 147-160, mar. 2008.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. In: LEFF, Enrique. A Complexidade ambiental. São Paulo: Cortez. 2003
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
CASTRO, M. C. Desenvolvimento sustentável: a genealogia de um novo paradigma. Economia e Empresa, São Paulo, v.3, n.3, p.22-32, jul./set. 1996.
GUATARI, Félix. As Três Ecologias. São Paulo: Papirus, 2000.
LEFF, Henrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 3. ed., 2001.

NAGAGATA, E. “A importância da Educação Ambiental como ferramenta adicional a programas de conservação”. In: Rocha, C. F. D.; Bergallo, H. G.; Sluys, M. V.; Alves, M. A. S. Biologia da Conservação: Essências. São Carlos: Rima. 2006.

SILVA, Marta Cassaro. O ambiente: uma urgência interdisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2005.
VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 1997.
ZITZKE, V. A. Educação Ambiental e Ecodesenvolvimento. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Carreiros, Rs. V. 09, p. 175-188, julho a dezembro de 2002.

COMO CITAR ESTE TEXTO (ABNT):

GONÇALES, J. F. Projeto Nativas Ativas. 29 nov 2011. Disponível em:<http://www.novoticiencias.blogspot.com/2011/11/projeto-nativas-ativas.html> Acesso em: dia mês ano





















































9 comentários:

  1. O projeto Nativas Ativas colabora com o meio ambiente de forma que as plantas plantadas libera o oxigenio para o seres vivos,e é uma forma de deixar o nosso Planeta mais "verde",ou seja,ajudando com o reflorestamento das areas verdes.
    Pelas plantas serem Nativas(da região)elas respondem bem onde foram plantadas (na escola).Se retirassemos estas plantas da escola e levassemos a outro lugar para plantar elas poderiam não responder muito bem,pois ja estava acostumada ao ambiente onde estava.Mas,também poderia acontecer delas responderem.
    Eduarda Andrade Tavares
    7ª série B
    [R/S]

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  2. Eu acho o Projeto Nativas Ativas muito interessante pois essas plantas irão estimular os alunos a querer saber mais sobre o assunto (plantas nativas da região do CERRADO).
    Esse projeto também contribui deixando nossa escola mais bonita e sustentável, além de deixar o nosso ar mais puro.
    Espero poder interagir a cada vez mais com esse projeto, fazendo minha parte!!!

    Gabriela Silva do Nascimento 7ª A

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  3. Eu acho o primeiro bonsai mais bonito de todos

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  4. Acho o projeto nativas ativas muito interessante ,pois ajudam no crescimento de mais espécies de árvores da nossa região. Com isso pode ser importante a preservação ambiental do nosso planeta começando com apenas algumas mudas.
    Depois de observar os variados tipos de bonsai o meu favorito é....o primeiro , pois é interessante mas ao mesmo tempo exótico!!!
    giovanna 7ª B

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  5. Na minha opinião, o projeto "Nativas Ativas" é um ótimo estudo, pois desse jeito, os alunos irão descobrir várias arvores diferentes da nossa região(cerrado). Assim, iremos aprender suas caracteristicas, descobrindo como cuidar delas e portanto, cuidando da natureza ao mesmo tempo.

    Obs: escolho o bonsai Nº 11

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  6. Eu acho o projeto muito interessante, pois ao mesmo tempo que nos ensina sobre as árvores típicas de nosso bioma (Cerrado, conscientiza os alunos na preservação, alem de por a disposição do meio ambiente, mais árvores para fazer os ciclos naturais.

    Obs: em minha opinião, o melhor bonsai é o nº2

    7ªA

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  7. O Projeto Nativas Ativas é realmente muito interessante! É uma maneira diferente para o aprendizado dos alunos. Através da representação do ecossistema em miniatura, temos uma visão mais ampla de como se distribuem as plantas no cerrado, podemos observar a adaptação das mesmas, analisar as principais características desse bioma. Também podemos compreender a importância de determinadas coisas para essas plantas, como por exemplo, a competição pela luz solar!
    Das imagens dos bonsais, o qe achei mais interessante, diferente, foi o nº28. >.<
    8ª série B

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  8. Esse site é muito bom, porque as pessoas podem intenderem a inportancia da natureza e do meio anbiente.Esse projeto também contribui deixando nossa escola mais bonita e sustentável, além de deixar o nosso ar mais puro.
    As plantas merecem uma area que tenha uma importância de determinadas coisas para essas plantas, como por exemplo, a competição pela luz solar!

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