O
PROJETO ASSISTIR FICÇÃO CIENTÍFICA tem o objetivo de conscientizar os alunos do
impacto da ciência, tanto verdadeira quanto imaginada sobre a sociedade e
aproximá-los do conhecimento científico estudado em sala ampliando suas
experiências. Abaixo estão os links para acesso direto a 5 dos 20 filmes que
compõe o projeto que foi desenvolvido ao longo do Ensino Fundamental de duas
turmas do Centro Educacional SESI 281 de Araçatuba, SP entre 2009 e 2012. Ele
foi apresentado no SABER EM AÇÃO 2012: uma capacitação de educadores do SESI-SP,
no Polo de Birigui-SP que aconteceu entre 2 e 6 de julho.
O
autor do projeto, Juliano Gonçales, ressaltou em seu relato de experiência que
após a exibição dos filmes foram utilizados diversos instrumentos para avaliar
o aprendizado, com destaque para algumas TIC’s e ferramentas de
compartilhamento de arquivos no Google Docs como listas e quadros de discussão.
Também foi realizada a postagem das opiniões dos alunos em várias redes sociais, fóruns, blogs, flogs
e em sites pertinentes a cada conteúdo. Além disso, foi usado o Laboratório de
Informática Educacional para o tratamento das informações com softwares
específicos, simuladores e jogos educacionais. Os alunos aprovaram o projeto e
entenderam sua metodologia bem como seu objetivo.
É importante destacar que por oportunizar o
acesso a informações que diferem cotidiano escolar os filmes têm conseguido
atrair e motivar os estudantes para as atividades pedagógicas haja vista que as
discussões realizadas após cada exibição possibilitaram uma produtiva interação
entre professor e aluno.
É importante destacar que por oportunizar o acesso a informações que diferem cotidiano escolar os filmes têm conseguido atrair e motivar os estudantes para as atividades pedagógicas haja vista que as discussões realizadas após cada exibição possibilitaram uma produtiva interação entre professor e aluno.
Bom filme e bom estudo!
Para o trabalho com a superprodução Armageddon
(EUA, 1998) foi levado um cartaz da Olimpíada Brasileira de Astronomia e
Astronáutica que é uma prova anual e chega em 2011 à sua 14º Edição. Sendo explicado
aos alunos que os cadernos de provas atuais contêm 10 questões sendo 5 de
Astronomia, 3 de Astronáutica e 2 de Energia. Após explicar um a um dos três
temas que compõe a competição foi dado início à exibição do filme no qual a
trama começa quando um astrônomo descobre que há um asteroide do tamanho do
estado do Texas (maior que Minas Gerais) e que se está em rota de colisão com a
Terra. Para salvá-los, os cientistas da NASA decidem perfura-lo e detonar
bombas nucleares no seu interior. Para isso, chamam o chefe de uma plataforma
de petróleo, para liderar a missão de liderar uma equipe com técnicos de
diferentes áreas do conhecimento científico (astrofísica, astronáutica,
geologia e engenharia). Durante a exibição do filme, foram feitas pausas
comentadas, com explicações e montagem de esquemas na lousa com os quais os
alunos puderam conhecer essas áreas da ciência que são trabalhadas somente de
maneira superficial no ensino fundamental. Algumas cenas forneceram imagens
excelentes, que ao serem “congeladas” e explicadas pelo professor garantiram
aos alunos o domínio contextualizado das informações, haja vista que eles
produziram seminários, cartazes, maquetes e miniaturas que foram fotografadas e
publicadas no site oficial da Olimpíada. A Unidade também alcançou duas
medalhas de prata e uma de bronze nessa competição nacional sendo noticiada no
site oficial do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba e em
uma reportagem da edição do dia 12/10/2010 do jornal Folha da Região. Além
disso, os alunos medalhistas foram agraciados com o Voto de Aplauso da Câmara
Municipal de Araçatuba na sessão ordinária do dia 18/10/2010 da referida casa
de leis.
As produções nacionais também tiveram
seu espaço no projeto e o filme Sonhos Tropicais (BRA, 2001) por se
tratar da história de como Oswaldo Cruz começa sua ascensão na medicina local.
Trata-se de uma produção com sólidas informações sobre saúde pública e
contrasta muito bem o avanço na medicina brasileira. Pois, conforme surgiam
momentos nos quais Cruz usava ferramentas conhecidas pelos alunos para
pesquisar a cura de doenças como a peste e a febre amarela, por repetição, foi
possível utilizar o Laboratório de Informática Educacional da Unidade para
buscar informações sobre o assunto e usaram-nas na produção de um programa de
entrevistas gravado na escola com o auxílio de diversos softwares disponíveis
nos microcomputadores do Laboratório de Informática Educacional da Unidade
sendo o mesmo feito com a produção nacional Saneamento Básico – O Filme
(BRA, 2007).
O filme serviu de base para os alunos produzirem um vídeo que participou da 6a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente na modalidade Produção Audiovisual, submodalidade - Cinema.
O
filme Evolução (EUA, 2000) faz uma analogia didática, irreverente e rica em
efeitos especiais à teoria de evolucionista de Charles Darwin. A proposta de
uma comédia para trabalhar esse assunto funcionou muito bem, pois os alunos se
envolvem com o enredo e fica muito mais fácil para eles associarem os conceitos
científicos embutidos na produção. Vale ressaltar que um ótimo filme que pode complementar
o trabalho com este tema é o Núcleo: Missão ao centro da Terra (EUA, 2003) uma
vez que descreve a importância das camadas do planeta e como elas estão envolvidas
com a possibilidade de haver vida em nosso planeta.
O filme embasa sua trama num convite à reflexão sobre a grandiosidade do Universo e a insignificância da existência do ser humano.
Em Demolidor: o homem sem medo (EUA, 2003) trabalhou-se a propagação e percepção do som por um
cego. Pois os efeitos especiais presentes na produção permitiram aos alunos analisar de uma forma contextualizada esse fenômeno. Indico também nesse tema o filme Minha Amada Imortal (EUA,
1994) sobre Ludwig Van Beethoven, o maior compositor de todos os tempos que
terminou a carreira quase surdo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO PROJETO ASSISTIR FICÇÃO CIENTÍFICA é muito interessante e legal. Com ele os alunos podem se interagir com as atividades pedagógicas, esse projeto tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre o impacto da ciência, e é através de atividades e avaliações relacionadas ao projeto que os alunos desenvolvem suas atividades escolares. Muito bom!
ResponderExcluirPaula Vieira 2º EM
o projeto é muito bom pra o desenvovimento dos alunos pois incita a quererem a assistir o filmes pois vai ver oque acontecem para desenvover as atividades propostas
ResponderExcluirJOÃO CARLOS 2° E.M.
O Projeto Assistir Ficção Científica é uma forma diferente de aprendizado,que prende a atenção dos alunos os deixando mais interagidos com o assunto ou a matéria abordada. O esclarecimento de dúvidas fica mais fácil de ser entendido através dos filmes. Muito bom o projeto !
ResponderExcluirO Projeto Assistir Ficção Científica é uma excelente ideia para que os alunos fiquem mais focados na matéria, pois, principalmente os adolescentes, adoram assistir filmes, e, assim, faz com que nos interessemos mais.
ResponderExcluirEDUARDO ZANARDO 2°EM
Ao meu ver esse projeto é o que há de melhor dentre todas as metodologias de ensino, os filmes além de despertarem um maior interesse dos alunos ainda tornam as aulas mais dinâmicas e menos cansativas para ambas as partes (Professor e Alunos).
ResponderExcluirFelipe Emanuel 2°EM
Filmes de ficçao cientifica é super legal alem de esta prendendo a atenção dos alunos , é uma coisa nova diferente e legal de aprende ciencia , explicando como que foi o filme e os fatos cientificos
ResponderExcluirO Projeto Ficção Cientifica atrai muitos adolescentes a participar literalmente das aulas, neste mundo com tanta tecnologia muitas aulas precisam ter esse bom desenvolvimento igual a este projeto!
ResponderExcluirAssistir Ficção Cientifica é o um projeto diferente no qual um dos mais parazeiros pelos alunos, pois é um jeito de aprender diferente, é uma forma de relacionar o assunto estudado com o o filme e fazer-o a entender com mais facilidade ( ou não para alguns).
ResponderExcluirMichele 2° EM
O projeto é bem interessante,porque chama atenção dos alunos(as),porque é um método diferente,menos cansativo e muita das vezes os alunos aprende mais com o filme,do que com textos.
ResponderExcluirO projeto é inovador, pois além chamar atenção dos alunos, saindo da rotina, giz e lousa, ele complementa os conhecimentos científicos estudados em sala. Filme seguido de uma explicação,ou outra atividade, ajuda a memorizar as partes mais relevantes do assunto abordado pelo filme e pela matéria.
ResponderExcluirO projeto é diferente, bem elaborado, além de interessar os alunos, pois eles saem completamente da rotina diária na sala de aula. Também ajuda a ficar mais claro o conteúdo estudado na sala de aula.
ResponderExcluirO projeto, é bem diferente e interessante, tem uma ligação forte com os estudos aprendidos em sala. Chama atenção dos alunos e acaba-nos ajudando, pois é bom não só para nós alunos que compreendemos e temos um ponto de vista melhor mas também para os professores que facilita a forma de aprendizagem, sabendo que os alunos aprovarão e atenderam suas expectativas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO projeto Assistir Ficção Cientifica é muito interessante, pois proporciona ao aluno(a) uma diferente forma de aprender, tornando as aulas mais legais, tanto para os alunos(a) quanto para os professores.
ResponderExcluirO Projeto assistir ficção cientifica,é um projeto que nos ajuda a perceber no filmes,o quanto a ciência é importante em nossas vidas,me fez entender bem melhor mesmo que na ficção a ciência,como ela esta presente.
ResponderExcluir