Os usuários de redes sociais não pouparam reclamações e deboche sobre a demora de divulgação dos resultados, mas no final da tarde do dia marcado para a divulgação os candidatos puderam aliviar sua ansiedade e verificar se o sonho da Universidade estava mais distante ou mais próximo.
Outros números de quem prestou o ENEM 2014
250 tiraram nota máxima na redação
529.373 candidatos tiraram a nota zero na redação (entre os que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova)
6.193.565 Candidatos realizaram o exame
Acesse sua nota aqui: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/
Tema da Redação: "Publicidade infantil no Brasil". A redação abaixo alcançou 960 dos 1000 pontos possíveis.
Aspectos socioculturais e socioeconômicos do consumo consciente na infância
As fábricas precisam produzir bens e serviços e posteriormente vende-los, enquanto a família precisa ensinar valores educacionais e de cidadania para que desde cedo haja uma consciência de consumo consciente espontânea e não imposta pelo governo às famílias e às empresas. Afinal, a propaganda é o final da cadeia produtiva e ela não é, sozinha, responsável por esse fenômeno polêmico. A própria globalização traz elementos culturais e econômicos que são parte de um intrincado esquema que envolve o governo, ONGs, instituições de ensino, fábricas, leis e valores que não podem ficar sem o diálogo multilateral constante.
Acreditar que por força de lei seja possível orientar atitudes é endossar que a educação não está mais sendo suficiente e ratificar o pensamento de que, neste caso, os responsáveis não podem defender seus filhos dessa propaganda a eles dirigida. Cabe aos pais protege-los.
Oi,
ResponderExcluirComentei o texto e não sei porque não gravou. A segunda versão provavelmente será menos elaborada... rs... [ódio].
Vamos lá
Sei que numa avaliação do ENEM, o que se observa são elementos técnicos, tais como coesão, coerência, argumentação, mas não pude deixar de comentar a ingenuidade do conteúdo que o texto apresenta.
Considerar que é possível que uma família, por mais bem informada que seja, tenha condições de competir de igual para igual com uma indústria bilionária, que se utiliza de todos os artifícios (inclusive científicos) para atingir seu objetivo de vender e influenciar pessoas, é no mínimo ingênuo. Claro que é muito importante desenvolver o pensamento crítico, mas há limitações cognitivas numa criança que a impedem de enxergar a propaganda como um adulto. Ademais, nós adultos também somos influenciados pela propaganda, mesmo tendo pensamento crítico. Ou não.
Provoco um diálogo do texto do ENEM com as informações deste post: https://julcirocha.wordpress.com/2009/04/16/mercantilizacao-da-infancia/
Acho que, nele, deixo mais claro alguns dos pontos de vista que adquiri nos meus quase 4 anos de estudo sobre o tema do consumo.
Até mais ;)