Vantagens do Google Drive apontadas por alunos após 5 anos de sua utilização
Resumo: Google Drive é uma ferramenta cada vez mais utilizada em vários setores da pesquisa, inclusive educacional. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência após meia década de seu uso. Os resultados apontam ele proporciona a chance da edição compartilhada, armazenamento online, fácil acesso, favorece a relação entre aluno e professor, oportuniza estudos compartilhados, diminui os gastos e o tempo em alguns processos burocráticos que pode ser utilizado na aprendizagem.
Palavras-chave: Google Drive
aplicado à educação, aprendizagem colaborativa, aulas diferenciadas e uso da
tecnologia em sala de aula.
- INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de
projetos que possam mobilizar os alunos para o aprendizado devem acompanhar o
perfil da turma e o contexto social no qual ela se insere (PRADO, 2005). Nesse
sentido, é essencial que o educador dos dias de hoje elabore e aplique
atividades com recursos que os alunos dessa geração gostam. O Google é uma
empresa americana que atua no ramo de tecnologia sendo hoje umas das mais
importantes multinacionais americanas. Possui uma vasta quantidade soluções
tecnológicas com destaque para seus e produtos relacionados à Internet com
destaque para seus aplicativos de busca (SMITH, 2010; MORAN, 2013). Quando um usuário faz um cadastro no google
ele recebe um pacote de aplicativos vinculados a sua conta de maneira síncrona
sendo alguns deles: Google Trends, Google Maps, Gmail, Youtube, Google Play, G+
entre outros. Recentemente, na China,
Kang et al (2013) aplicou uma dessas ferramentas em um estudo
epidemiológico no qual mostrou que o Google Trends poderia ser utilizado como
modelo de tendência com o intuito estimar a atividade de agentes etiológicos e
causadores locais e detectar os sinais precoces de surtos. Assim surgiu a ideia
de aproveitar esses recursos que o aplicativo disponibiliza como incluir textos
em documentos, criar e publicar arquivos simples com links para fontes, vídeos
ou tutoriais que ajudem durante o desenvolvimento de tarefas. Também auxiliando
os alunos a criarem o hábito de buscar informações confiáveis ao desenvolver
trabalhos. Afinal, é uma ótima ferramenta para realizar atividades escolares
devido a praticidade e o envolvimento de meios tecnológicos que atraem os
alunos.
Lamont (2015) explica
que alguns professores orientaram seus alunos a apresentarem trabalhos
utilizando o Google Docs e eles corrigiam em qualquer horário e os aluns também
tinham acesso a essas atividades e às considerações do professor sem a
necessidades de e-mails e outras ferramentas menos rápidas. Nesta perspectiva,
as atividades dos alunos são publicadas em um documento compartilhado com a
sala e individualmente, um uso mais avançado, pois dentro do aplicativo, todas
as edições são salvas automaticamente. Além disso, por ser online as pesquisas
para atividades são mais fáceis, por exemplo; uma atividade que foi proposta
rapidamente o aluno tem a opção de pesquisar em vários sites sobre o conteúdo.
Também, como vantagem, nos proporciona uma “segunda aula”, uma aula da matéria
que tivemos hoje pode ser revisada, pois o conteúdo mostrado em sala (vídeos,
sites, entre outros) podendo ser publicdos assim dando a oportunidade de
revermos, assim como também como alguma dica do professor, algum vídeo que pode
nos ajudar a entender melhor ou até mesmo uma curiosidade que seria bem
interessante vermos e também nossos trabalhos feitos online, o que facilita
muito ao professor. Porém sobre todo o bom há seu lado ruim.
Todas as atividades
feita no Google Drive ficam armazenadas online, assim sendo possível acessar os
arquivos de qualquer computador e lugar,
podendo começar um trabalho na escola e termina em casa sem a preocupação de
armazenar em algum dispositivo ou ate
mesmo perder todo trabalho feito. Uma de
suas maiores utilidades é quando se cria
um documento ele pde ser compartilhado com outra (s) pessoa (s) e receber
contribuição deste (s)
O aplicativo Google Drive vem sendo uma
ferramenta cada vez mais utilizadas na
análise de dados diversos, registro de informações e compartilhamento de
arquivos em vários setores da pesquisa, inclusive educacional.
- OBJETIVOS
O objetivo deste
trabalho é apresentar a experiência dos alunos e do professor pesquisador após
meia década de uso da ferramenta nas aulas de ciências e biologia.
- METODOLOGIA
Entre os anos 2011 e
2015 o professor pesquisador de uma escola particular utilizou o Google Drive e
seus aplicativos para melhorar o desempenho dos alunos que estavam matriculados
no 6o, 7o , 8o , 9o anos e também no Ensino Médio. Tal atividade já havia sido
desenvolvida previamente com uma turma de ensino superior a partir dos postulados
de Santos (2014). No entanto pela dinâmica do ensino superior optou-se em
desenvolver este projeto cm turmas que tinham uma carga horária semanal maior.
Foram feitas amplas
reflexões e debates explicando–lhes que um dos objetivos da atividade era
prepará-los para a cultura global do século XXI envolvendo a educação do
caráter, da cidadania, da comunicação, do pensamento crítico e resolução de
problemas e facilitando a colaboração entre alunos com o objetivo de promover
ainda mais sua criatividade e imaginação (GENESCÁ & ARAÚJO, 2013).
- RESULTADOS
Todos os alunos no
período utilizaram a ferramenta e 35 deles foram selecionados para responder
questões acerca das vantagens e desvantagens do uso do Google Drive ao final de
5 anos. As respostas de 10 deles encontram-se no Quadro 1 a seguir:
Quadro 1 - A opinião dos discentes sobre como foi o
trabalho com o Google Drive durante 5 anos, Araçatuba, SP, Brasil, 2015.
Vantagens
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Desvantagens
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Discente 1: excelente pois, tudo que
fazemos no google drive fica armazenado online, assim sendo possível acessar
os arquivos de qualquer computador e lugar, podendo começar um trabalho
na escola e termina em casa sem a preocupação de armazenar em algum
dispositivo ou ate mesmo perder todo trabalho feito. Uma utilidade bem
bacana é quando criamos um documento, e
podemos compartilhar com outras pessoas e eles podem editar este documento,
maravilhoso para ser feito trabalho em grupo assim todos vão colaborando.
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As desvantagens é
que podemos ter um internet lenta assim não podendo fazer as atividades
propostas com rapidez, e outra desvantagem que os professores podem mandar
atividades para realizarmos nos finais de semanas e temos que realizar pois
sempre estamos conectados a internet e não temos mais desculpas.
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Discente 2: Vivendo em um mundo tecnológico, o
Google Drive é uma ótima ferramenta para uso, devido aos benefícios trazidos
para os alunos, em relação de adaptação a realidade atual, e conhecimento
sobre diferentes locais de estudos. Ou seja, com este, podemos aperfeiçoar de
modo específico o conhecimento sobre tal assunto, pelo computador,
smartphones e outros locais de fácil acesso a isso. É uma ferramenta
complexa, e de fácil utilização, onde favorece a relação entre aluno e
professor, como por exemplo, entrega de trabalhos e fontes de estudos
compartilhados.
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Digamos que a desvantagem dessa
ferramenta, é que a utilização dela só é possível, caso a internet seja com
uma boa velocidade, acredito que pelo peso deste, já que a internet
disponível alimenta 32 micros ao mesmo tempo.
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Discente 3: Por meio deste, é possível realizar
os afazeres propostos de maneira mais rápida e competente, pois tudo o que
realizarmos sera arquivado aqui de maneira automática. Também é
possível a analise da atividade de maneira mais rápida, pois é só o professor
acessar o portfolio online do aluno, e atribuir os pontos, sem desperdício de
tempo.
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Já os pontos negativos são que as
pessoas que não tem acesso a internet, computador ou outro aparelho
eletrônico, deixariam de realizar as atividades propostas. É importante dizer
também se um aluno não souber manusear esse tipo de ferramenta, que é o
drive, ele deixara de realizar as atividades mencionados pelo professor
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Discente 4: Nesses cinco anos de uso com
esta ferramenta, posso dizer que é um modo rápido, simples e fácil de
arquivar e realizar certas atividades propostas pelo professor, além de ser
uma maneira mais simples, rápida e acessível para o mesmo analisar e
atribuir pontos aos alunos.
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Um dos
problemas é a dificuldade do manuseio que alguns alunos possam ter, além de
que nem todos tenham um computador ou outra maquina que tenha acesso a
internet. Sendo , quem tem uma internet lenta terá problemas para acessar a
ferramenta dificultando o seu manuseio e os posts dos trabalhos e atividades.
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Discente 5: Pode-se citar, entre várias vantagens
em utilizar o Google Drive, e o fato de ser uma ferramenta gratuita que
possibilita a interação entre grupos em relação a edições de arquivos, assim
como individualmente, possibilitando o armazenamento de arquivos em nuvem.
Além disso, pesa a favor do Google Drive o seu fácil acesso, bastando possuir
um sinal de internet para que possa ser utilizado.
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Apesar de necessitar apenas de um
sinal de internet para poder desfrutar do Google Drive, a conexão não pode
ser muito lenta, pois caso contrário, o desenvolvimento do trabalho em cima
desta ferramenta fica comprometido. Por fim, vale ressaltar que por ser uma
ferramenta online, isso facilita os “espertinhos” a copiarem informações da
rede sem mesmo as lerem.
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Discente 6: O Google Drive é muito vantajoso,
pois ele é de fácil acesso e de fácil compreensão, e é um programa que todos
podem acessar, através dele conseguimos realizar vários tipos de atividades.
Outra vantagem é que o tempo para realização de atividades é diminuído, são
diminuídas as folhas sulfite, os trabalhos e tarefas.
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Embora seja de
fácil acesso, o Google Drive tem suas desvantagens, alguns alunos as vezes
não sabem utilizá-lo, ficam em dúvida de algo, ou em certas ocasiões muitos
não realizam as atividades propostas pelo professor.
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Discente 7: Ser uma ferramenta prática que já
está presente no nosso dia a dia, e outra vantagem é a troca de informações
mais prática, por meio de documentos compartilhados. Exemplo: no grupo
“Coruja das Neves” eu posso ver as pesquisas dos demais alunos, trazendo um
conhecimento a mais.
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A necessidade de estar conectada a
internet, que às vezes alguns alunos não possuem ou por motivos técnicos
falha durante a execução da tarefa, e também outro ponto negativo é que por
ser realizado no celular/computador o aluno pode se distrair facilmente com
outras atividades alheias (jogos, redes sociais).
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Discente 8: A era atual é caraterizado pela
dinâmica da informação. A ferramenta do google, o Drive , é uma das quais
compreende essa caracterização. Essa ferramenta alem de dinâmica ela também
promove, via online, a interação entre aluno- professor fora da sala de aula
e contribui positivamente para o meio ambiente, aspecto importante para
ajudar a diminuir o desmatamento de arvores e desperdício de folha.
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Por ser uma
ferramenta online, seu uso fica restrito quando não há internet. Essa
ferramenta
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Discente 9: Com a experiência de 5 anos de uso eu
acho que esta ferramenta proporciona maior facilidade em arquivos salvos e
assim maior facilidade de relembrar atividades anteriores.
Maior organização de aprendizado.
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Sem conexão com a
internet, não há possibilidades de entrar no Drive
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Discente 10: Uma das vantagens de se usar o google
drive, é que se torna mais fácil organizar os tópicos, ideias para serem
estudadas durante a etapa. É também de fácil compreensão de todos e de
organizar suas informações e manter a matéria sob controle.
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É um instrumento
muito lento, pois demora muito para entrar e logar no Aplicativo e começar a
usá-lo e também, há pessoas que tem problemas com o e-mail e ao tentar entrar
no Aplicativo, pois com a demora pode ocorrer erros.
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- ANÁLISE
E DISCUSSÕES
A ideia surgiu após o
contato com os postulados de Schlünzen (2000)
que defendiam o uso de TDIC no processo educacional e que este devia ser
articulado com os conteúdos curriculares em todos os níveis e modalidades da
educação, visando à construção do Ambiente Construcionista Contextualizado e
Significativo (CCS). Dessa forma, o presente trabalho conseguiu motivar a
maioria dos alunos porque com a criação deste ambiente CCS na Unidade,
atendemos não somente a exigência da legislação brasileira, mas, também, a
sociedade da informação e do conhecimento, fazendo com que o desenvolvimento
dos educandos fosse direcionado ao exercício da cidadania e à inserção na
sociedade e no mundo do trabalho. Vale ressaltar que se considerarmos o
desenvolvimento do projeto por outra perspectiva ele também se enquadra no
conceito de aula invertida no qual o aluno é autor de sua aprendizagem
(PRATAVIEIRA, 2014)
Com a implantação
gradativa do aplicativo por meio da inserção de atividades escolares foram
desenvolvidas habilidades e competências de maneira mais passiva com o apoio da tecnologia (GONÇALES, 2015).
Percebeu-se ainda a melhoria da gestão do tempo na sala de aula em 3 aspectos:
gestão, ensino e a cultura da sala de aula. Afinal, com a diminuição do tempo
gasto em alguns processos como a entrega de trabalhos, distribuição de textos e
redução do consumo de papel (80%) economizando dinheiro, despertando a
consciência ambiental e criando um ambiente colaborativo de aprendizagem
(MANSUR. 2013)
- Conclusões
Utilizando recursos do
Google Drive o professor pesquisador pode melhor a gestão da aula distribuindo
cópias digitais do material didático para cada aluno com um clique, em
contrapartida os alunos podiam entregar tarefas da mesma forma bem como
verificar suas notas mesmo estando fora da sala de aula através da internet,
fazer perguntas e se comunicar com alunos fora da sala de aula. Por isso o
debate feito em sala sobre os conteúdos continuavam além da sala. Em relação à
gestão do tempo foi diminuído, em média 9 minutos dos procedimentos e
aumentou-se este tempo no ensino por hora aula. A frequência dos alunos no
Google Drive chegou a 70%.
Foi observado também o
aumento do tempo de integração e debate entre alunos e o material didático bem
como seu engajamento na realização das atividades pois eles demostraram
preferir um ensino e aprendizagem que é baseado em experiências palpáveis que
possam despertar sua criatividade e imaginação (GENESCÁ & ARAÚJO, 2013). Ao
final de 5 anos, os alunos agora criam seus próprios documentos, planilhas,
apresentações, quizes, mapas mentais, flashcards, entre outros recursos
didáticos que simplificaram sua aprendizagem, otimizaram seu tempo e sala de
aula e fizeram com que eles viessem para aula mais entusiasmados
- REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO,
Carolina Fernandes.Utilização do Google Drive e Facebook como ferramenta de
auxílio à aprendizagem de alunos de um Colégio no município de Vitória da
Conquista. Trabalho de Conclusão de
Curso (Graduação em Matematica) - Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia. 2014.
GONÇALES,
Juliano Ferreira. Apontamentos sobre o uso do Google Drive na educação feitos
por alunos de uma escola particular. In: II
Congresso Nacional de Educação. Políticas, Teorias e Práticas. Campina Grande, PB, 2015.
KANG, Min;
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MANSUR,
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PRATAVIEIRA,
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(Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica, São
Paulo, 2000.
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