domingo, 15 de novembro de 2015

Educação da cidadania e da comunicação no século XXI

Vantagens do Google Drive apontadas por alunos após 5 anos de sua utilização

Resumo: Google Drive é uma ferramenta cada vez mais utilizada em vários setores da pesquisa, inclusive educacional. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência após meia década de seu uso. Os resultados apontam ele proporciona a chance da edição compartilhada, armazenamento online, fácil acesso, favorece a relação entre aluno e professor, oportuniza estudos compartilhados, diminui os gastos e o tempo em alguns processos burocráticos que pode ser utilizado na aprendizagem.

Palavras-chave: Google Drive aplicado à educação, aprendizagem colaborativa, aulas diferenciadas e uso da tecnologia em sala de aula.



  1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de projetos que possam mobilizar os alunos para o aprendizado devem acompanhar o perfil da turma e o contexto social no qual ela se insere (PRADO, 2005). Nesse sentido, é essencial que o educador dos dias de hoje elabore e aplique atividades com recursos que os alunos dessa geração gostam. O Google é uma empresa americana que atua no ramo de tecnologia sendo hoje umas das mais importantes multinacionais americanas. Possui uma vasta quantidade soluções tecnológicas com destaque para seus e produtos relacionados à Internet com destaque para seus aplicativos de busca (SMITH, 2010; MORAN, 2013).  Quando um usuário faz um cadastro no google ele recebe um pacote de aplicativos vinculados a sua conta de maneira síncrona sendo alguns deles: Google Trends, Google Maps, Gmail, Youtube, Google Play, G+ entre outros. Recentemente, na China,  Kang et al (2013) aplicou uma dessas ferramentas em um estudo epidemiológico no qual mostrou que o Google Trends poderia ser utilizado como modelo de tendência com o intuito estimar a atividade de agentes etiológicos e causadores locais e detectar os sinais precoces de surtos. Assim surgiu a ideia de aproveitar esses recursos que o aplicativo disponibiliza como incluir textos em documentos, criar e publicar arquivos simples com links para fontes, vídeos ou tutoriais que ajudem durante o desenvolvimento de tarefas. Também auxiliando os alunos a criarem o hábito de buscar informações confiáveis ao desenvolver trabalhos. Afinal, é uma ótima ferramenta para realizar atividades escolares devido a praticidade e o envolvimento de meios tecnológicos que atraem os alunos.
Lamont (2015) explica que alguns professores orientaram seus alunos a apresentarem trabalhos utilizando o Google Docs e eles corrigiam em qualquer horário e os aluns também tinham acesso a essas atividades e às considerações do professor sem a necessidades de e-mails e outras ferramentas menos rápidas. Nesta perspectiva, as atividades dos alunos são publicadas em um documento compartilhado com a sala e individualmente, um uso mais avançado, pois dentro do aplicativo, todas as edições são salvas automaticamente. Além disso, por ser online as pesquisas para atividades são mais fáceis, por exemplo; uma atividade que foi proposta rapidamente o aluno tem a opção de pesquisar em vários sites sobre o conteúdo. Também, como vantagem, nos proporciona uma “segunda aula”, uma aula da matéria que tivemos hoje pode ser revisada, pois o conteúdo mostrado em sala (vídeos, sites, entre outros) podendo ser publicdos assim dando a oportunidade de revermos, assim como também como alguma dica do professor, algum vídeo que pode nos ajudar a entender melhor ou até mesmo uma curiosidade que seria bem interessante vermos e também nossos trabalhos feitos online, o que facilita muito ao professor. Porém sobre todo o bom há seu lado ruim.
Todas as atividades feita no Google Drive ficam armazenadas online, assim sendo possível acessar os arquivos  de qualquer computador e lugar, podendo começar um trabalho na escola e termina em casa sem a preocupação de armazenar em  algum dispositivo ou ate mesmo perder todo trabalho feito.  Uma de suas maiores  utilidades é quando se cria um documento ele pde ser compartilhado com outra (s) pessoa (s) e receber contribuição deste (s)
O aplicativo Google Drive vem sendo uma ferramenta cada vez mais utilizadas  na análise de dados diversos, registro de informações e compartilhamento de arquivos em vários setores da pesquisa, inclusive educacional.

  1. OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência dos alunos e do professor pesquisador após meia década de uso da ferramenta nas aulas de ciências e biologia.

  1. METODOLOGIA
Entre os anos 2011 e 2015 o professor pesquisador de uma escola particular utilizou o Google Drive e seus aplicativos para melhorar o desempenho dos alunos que estavam matriculados no 6o, 7o , 8o , 9o anos e também no Ensino Médio. Tal atividade já havia sido desenvolvida previamente com uma turma de ensino superior a partir dos postulados de Santos (2014). No entanto pela dinâmica do ensino superior optou-se em desenvolver este projeto cm turmas que tinham uma carga horária semanal maior.
Foram feitas amplas reflexões e debates explicando–lhes que um dos objetivos da atividade era prepará-los para a cultura global do século XXI envolvendo a educação do caráter, da cidadania, da comunicação, do pensamento crítico e resolução de problemas e facilitando a colaboração entre alunos com o objetivo de promover ainda mais sua criatividade e imaginação (GENESCÁ & ARAÚJO, 2013).



  1. RESULTADOS
Todos os alunos no período utilizaram a ferramenta e 35 deles foram selecionados para responder questões acerca das vantagens e desvantagens do uso do Google Drive ao final de 5 anos. As respostas de 10 deles encontram-se no Quadro 1 a seguir:




Quadro 1 - A opinião dos discentes sobre como foi o trabalho com o Google Drive durante 5 anos, Araçatuba, SP, Brasil, 2015.

Vantagens
Desvantagens
Discente 1:  excelente pois, tudo que fazemos no google drive fica armazenado online, assim sendo possível acessar os arquivos  de qualquer computador e lugar, podendo começar um trabalho na escola e termina em casa sem a preocupação de armazenar em  algum dispositivo ou ate mesmo perder todo trabalho feito.  Uma utilidade bem bacana é quando criamos um documento, e podemos compartilhar com outras pessoas e eles podem editar este documento, maravilhoso para ser feito trabalho em grupo assim todos vão colaborando.
As desvantagens é que podemos ter um internet lenta assim não podendo fazer as  atividades propostas com rapidez, e outra desvantagem que os professores podem mandar atividades para realizarmos nos finais de semanas e temos que realizar pois sempre estamos conectados a internet e não temos mais desculpas.
Discente 2:  Vivendo em um mundo tecnológico, o Google Drive é uma ótima ferramenta para uso, devido aos benefícios trazidos para os alunos, em relação de adaptação a realidade atual, e conhecimento sobre diferentes locais de estudos. Ou seja, com este, podemos aperfeiçoar de modo específico o conhecimento sobre tal assunto, pelo computador, smartphones e outros locais de fácil acesso a isso. É uma ferramenta complexa, e de fácil utilização, onde favorece a relação entre aluno e professor, como por exemplo, entrega de trabalhos e fontes de estudos compartilhados.
Digamos que a desvantagem dessa ferramenta, é que a utilização dela só é possível, caso a internet seja com uma boa velocidade, acredito que pelo peso deste, já que a internet disponível alimenta 32 micros ao mesmo tempo.
Discente 3:  Por meio deste, é possível realizar os afazeres propostos de maneira mais rápida e competente, pois tudo o que realizarmos sera arquivado aqui de maneira automática.  Também é possível a analise da atividade de maneira mais rápida, pois é só o professor acessar o portfolio online do aluno, e atribuir os pontos, sem desperdício de tempo.
Já os pontos negativos são que as pessoas que não tem acesso a internet, computador ou outro aparelho eletrônico, deixariam de realizar as atividades propostas. É importante dizer também se um aluno não souber manusear esse tipo de ferramenta, que é o drive, ele deixara de realizar as atividades mencionados pelo professor
Discente 4:  Nesses cinco anos de uso com esta ferramenta, posso dizer que é um modo rápido, simples e fácil de arquivar e realizar certas atividades propostas pelo professor, além de ser uma maneira mais simples, rápida e acessível para o mesmo analisar  e atribuir pontos aos alunos.
Um dos problemas é a dificuldade do manuseio que alguns alunos possam ter, além de que nem todos tenham um computador ou outra maquina que tenha acesso a internet. Sendo , quem tem uma internet lenta terá problemas para acessar a ferramenta dificultando o seu manuseio e os posts dos trabalhos e atividades.
Discente 5:  Pode-se citar, entre várias vantagens em utilizar o Google Drive, e o fato de ser uma ferramenta gratuita que possibilita a interação entre grupos em relação a edições de arquivos, assim como individualmente, possibilitando o armazenamento de arquivos em nuvem. Além disso, pesa a favor do Google Drive o seu fácil acesso, bastando possuir um sinal de internet para que possa ser utilizado.
Apesar de necessitar apenas de um sinal de internet para poder desfrutar do Google Drive, a conexão não pode ser muito lenta, pois caso contrário, o desenvolvimento do trabalho em cima desta ferramenta fica comprometido. Por fim, vale ressaltar que por ser uma ferramenta online, isso facilita os “espertinhos” a copiarem informações da rede sem mesmo as lerem.
Discente 6:  O Google Drive é muito vantajoso, pois ele é de fácil acesso e de fácil compreensão, e é um programa que todos podem acessar, através dele conseguimos realizar vários tipos de atividades. Outra vantagem é que o tempo para realização de atividades é diminuído, são diminuídas as folhas sulfite, os trabalhos e tarefas.
Embora seja de fácil acesso, o Google Drive tem suas desvantagens, alguns alunos as vezes não sabem utilizá-lo, ficam em dúvida de algo, ou em certas ocasiões muitos não realizam as atividades propostas pelo professor.
Discente 7:  Ser uma ferramenta prática que já está presente no nosso dia a dia, e outra vantagem é a troca de informações mais prática, por meio de documentos compartilhados. Exemplo: no grupo “Coruja das Neves” eu posso ver as pesquisas dos demais alunos, trazendo um conhecimento a mais.
A necessidade de estar conectada a internet, que às vezes alguns alunos não possuem ou por motivos técnicos falha durante a execução da tarefa, e também outro ponto negativo é que por ser realizado no celular/computador o aluno pode se distrair facilmente com outras atividades alheias (jogos, redes sociais).
Discente 8:  A era atual é caraterizado pela dinâmica da informação. A ferramenta do google, o Drive , é uma das quais compreende essa caracterização. Essa ferramenta alem de dinâmica ela também promove, via online, a interação entre aluno- professor fora da sala de aula e contribui positivamente para o meio ambiente, aspecto importante para ajudar a diminuir o desmatamento de arvores e desperdício de folha.
Por ser uma ferramenta online, seu uso fica restrito quando não há internet. Essa ferramenta
Discente 9:  Com a experiência de 5 anos de uso eu acho que esta ferramenta proporciona maior facilidade em arquivos salvos e assim maior facilidade de relembrar atividades anteriores.
Maior organização de aprendizado.
Sem conexão com a internet, não há possibilidades de entrar no Drive
Discente 10:  Uma das vantagens de se usar o google drive, é que se torna mais fácil organizar os tópicos, ideias para serem estudadas durante a etapa. É também de fácil compreensão de todos e de organizar suas informações e manter a matéria sob controle.
É um instrumento muito lento, pois demora muito para entrar e logar no Aplicativo e começar a usá-lo e também, há pessoas que tem problemas com o e-mail e ao tentar entrar no Aplicativo, pois com a demora pode ocorrer erros.

  1. ANÁLISE E DISCUSSÕES
A ideia surgiu após o contato com os postulados de Schlünzen (2000)  que defendiam o uso de TDIC no processo educacional e que este devia ser articulado com os conteúdos curriculares em todos os níveis e modalidades da educação, visando à construção do Ambiente Construcionista Contextualizado e Significativo (CCS). Dessa forma, o presente trabalho conseguiu motivar a maioria dos alunos porque com a criação deste ambiente CCS na Unidade, atendemos não somente a exigência da legislação brasileira, mas, também, a sociedade da informação e do conhecimento, fazendo com que o desenvolvimento dos educandos fosse direcionado ao exercício da cidadania e à inserção na sociedade e no mundo do trabalho. Vale ressaltar que se considerarmos o desenvolvimento do projeto por outra perspectiva ele também se enquadra no conceito de aula invertida no qual o aluno é autor de sua aprendizagem (PRATAVIEIRA, 2014)
Com a implantação gradativa do aplicativo por meio da inserção de atividades escolares foram desenvolvidas habilidades e competências de maneira mais passiva  com o apoio da tecnologia (GONÇALES, 2015). Percebeu-se ainda a melhoria da gestão do tempo na sala de aula em 3 aspectos: gestão, ensino e a cultura da sala de aula. Afinal, com a diminuição do tempo gasto em alguns processos como a entrega de trabalhos, distribuição de textos e redução do consumo de papel (80%) economizando dinheiro, despertando a consciência ambiental e criando um ambiente colaborativo de aprendizagem (MANSUR. 2013)

  1. Conclusões
Utilizando recursos do Google Drive o professor pesquisador pode melhor a gestão da aula distribuindo cópias digitais do material didático para cada aluno com um clique, em contrapartida os alunos podiam entregar tarefas da mesma forma bem como verificar suas notas mesmo estando fora da sala de aula através da internet, fazer perguntas e se comunicar com alunos fora da sala de aula. Por isso o debate feito em sala sobre os conteúdos continuavam além da sala. Em relação à gestão do tempo foi diminuído, em média 9 minutos dos procedimentos e aumentou-se este tempo no ensino por hora aula. A frequência dos alunos no Google Drive chegou a 70%.
Foi observado também o aumento do tempo de integração e debate entre alunos e o material didático bem como seu engajamento na realização das atividades pois eles demostraram preferir um ensino e aprendizagem que é baseado em experiências palpáveis que possam despertar sua criatividade e imaginação (GENESCÁ & ARAÚJO, 2013). Ao final de 5 anos, os alunos agora criam seus próprios documentos, planilhas, apresentações, quizes, mapas mentais, flashcards, entre outros recursos didáticos que simplificaram sua aprendizagem, otimizaram seu tempo e sala de aula e fizeram com que eles viessem para aula mais entusiasmados

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, Carolina Fernandes.Utilização do Google Drive e Facebook como ferramenta de auxílio à aprendizagem de alunos de um Colégio no município de Vitória da Conquista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matematica) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2014.

GONÇALES, Juliano Ferreira. Apontamentos sobre o uso do Google Drive na educação feitos por alunos de uma escola particular. In: II Congresso Nacional de Educação. Políticas, Teorias e Práticas. Campina Grande, PB, 2015.

KANG, Min; ZHONG, Haojie, HE, Jianfeng, RUTHERFORD, Shannon, YANG, Fen. Using Google Trends for Influenza Surveillance in South China. PLOS ONE. 2013. Disponível em < http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0055205> Acesso em 13 out 2015.

LAMONT, Ian. Google Drive & Docs In 30 Minutes. MIT’s Sloan Fellows Program in Innovation and Global Leadership. 2ed. 96p. 2015. Disponívem em < http://googledrive.in30minutes.com/about-the-book/> Acesso em 7 set 2015

MANSUR, Andre Uebe. Ambientes Colaborativos de Aprendizagem: Rede de Saberes Coletivos (ReSa) e Google Drive. Universidade Federal do Sergipe. São Cristóvão 2013.

MORAN COSTAS, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de
tecnologias. In: MORAN Costas, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ªed.Campinas: Papirus editora, 2013, v. , p. 11-65.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Tecnologia, currículo e projetos. [2005]. Brasília:MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf Acesso em: 28 ago 2015.

SMITH, John. Be #1 on Google: 52 Fast and Easy Search Engine Optimization Tools to Drive Customers to Your Web Site. Mc Graw Hill 1 ed. 2010

PRATAVIEIRA, Marcelo. A sala de aula invertida. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho. 2014.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus ; MORAES, Dirce Aparecida Foletto ; OLIVEIRA, D. E. M. B. Aprendizagem colaborativa na Educação Superior: desvelando possibilidades com o uso de ferramenta Google Drive. Revista Tecnologias na Educação, v. 6, p. 01-13, 2014.

SCHLÜNZEN, E. T. M. Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um

ambiente construcionista contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas. 2000. 240f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2000.

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