sábado, 6 de fevereiro de 2016

Componentes Curriculares que já adotaram o Roleplaying Game (RPG) como estratégia lúdica de ensino **

Educadores em geral já descobriram o potencial educativo do RPG. O objetivo deste trabalho foi relacionar as experiências com a utilização desse jogo em componentes curriculares diversos. Para tanto várias bases de dados foram pesquisadas e a partir dos dados encontrados contatou-se que vários componentes curriculares já utilizaram o RPG e tiveram bons resultados como é o caso de Peixoto (2011) que destaca os aspectos filosóficos do RPG. No que se refere à matemática, além de estarem nas fichas de personagem os cálculos e equações estão muito presentes. Além disso, foi nas aulas de história e geografia que Pereira (2004) utilizou o RPG como estratégia de ensino mostrando que o que eles jogam na sessão de RPG pode se estender ao mundo real promovendo a leitura e produção de textos.

Autores: Juliano Ferreira Gonçales, Carlos Renato Fernandes Claro e Fernando Figueiredo dos Santos
** Este trabalho foi apresentado pelos autores no XIII ENPEX UniToledo - Encontro de ensino, pesquisa e extensão e publicado nos Anais do evento (ISSN 1983 6503) v. 1, p. 303 - 303.

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