segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Biologia 1EM: 1º e 2º Bimestre 2016

Cronograma de atividades


fevereiro

18  quinta-feira: Acolhida aos alunos. Dinâmica sobre as áreas de atuação da biologia.

25  quinta-feira: Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, revisão, análise das diferenças entre as Ciências do Ensino Fundamental e a Biologia no Ensino Médio.

A biologia molecular tem ganhado grande importância por causa de suas ferramentas de estudo aplicadas à melhoria do meio ambiente e das relações que nele ocorrem. Disponível em: <http://www.biology-questions-and-answers.com/images/Genetic-Engineering.jpg> Acesso em 8 fev 2016

Esquema representando estruturas essenciais para o entendimento de processos biológicos: célula, cromossomo e molécula de DNA. Disponível em: <http://www.interactive-biology.com/wp-content/uploads/2010/02/FRom-DNA-to-cell1.jpg> Acesso em 8 fev 2015

março

3  quinta-feira: Situação de Aprendizagem 1 - As plantas e os animais crescem: leitura, discussão, construção de tabelas, gráficos, diagramas, esquemas, mapas mentais e resolução de questões sobre a relação entre o crescimento dos seres vivos e ganho biomassa com a fotossíntese e a clorofila contidos entre as p. 5 e 17 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)

10  quinta-feira: Retomada de conteúdos, correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e verificação de aprendizagem.

17  quinta-feira: Situação de Aprendizagem 2 - Produtores, consumidores e decompositores- Leitura, análise de imagens, construção de esquemas sobre relações alimentares: cadeias e teias . Experimento, pesquisa e registro de informações sobre a ação de microorganismos contidos entre as p. 18 e 34 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)

24  quinta-feira: Situação de Aprendizagem 3 - Energia e matéria passam pelos seres vivos - Análise de imagens, slides, animações, mapas, preenchimento de tabelas, leitura, análise de imagens, construção de esquemas sobre calor,energia, fitoplâncton perda de biomassa, respiração e níveis tróficos contidos entre as p. 35 e 49 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)

31 quinta-feira: Retomada de conteúdos, correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e verificação de aprendizagem.


Encontre o erro neste esquema. Disponível em: <http://www.interactive-biology.com/wp-content/uploads/2010/02/FRom-DNA-to-cell1.jpg> Acesso em 8 fev 2015


abril

7  quinta-feira: Situação de Aprendizagem 4 - As muitas voltas do carbono - Leitura, análise de imagens, construção de esquemas e elaboração de narrativa sobre o ciclo do carbono contidos entre as p. 50 e 58 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)

14  quinta-feira: Situação de Aprendizagem 5 - Relações ecológicas entre espécies - Leitura, análise de imagens, jogo da Mata Atlântica (Cerrado), preenchimento de quadros com informações sobre relações ecológicas, ecologia e etologia contidos entre as p. 59 e 68 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)

28  quinta-feira: Retomada de conteúdos, correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e verificação de aprendizagem.

Um dos exemplos mais usados pelos professores de biologia para explicar o mutualismo é a relação entre aves e herbívoros onde a primeira retira os parasitas da segunda. Disponível em: <https://travelingwithmrc.files.wordpress.com/2015/07/img_7015.jpg> Acesso em 8 fev 2015




O mesmo ocorre quando formigas "cultivam" pulgões. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Lasius_niger_y_Cinara_tujafilina_en_Thuja_occidentalis.jpg> Acesso em 8 fev 2015


maio

5 quinta-feira: Leitura, análise e registro de informações sobre o documentário Lixo Extraordinário (BRA/UK, 2010) sobre a trajetória do lixo dispensada em um aterro sanitário.

12  quinta-feira: Situação de Aprendizagem 6 - Equilíbrio dinâmico das populações - Análise de imagens, slides, animações, mapas, preenchimento de tabelas, leitura, análise de imagens, construção de gráficos sobre reprodução, disponibilidade de alimento, controle biológico, relação predador e presa, fatores limitantes para o crescimento contidos entre as p.69 e 80 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)

19  quinta-feira: Retomada de conteúdos, correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e verificação de aprendizagem.



Projeção baseada em indicadores oficiais sobre o crescimento da população humana até 2050. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Lasius_niger_y_Cinara_tujafilina_en_Thuja_occidentalis.jpg> Acesso em 8 fev 2015



junho

2  quinta-feira: Situação de Aprendizagem 7 - Crescimento populacional e ambiente - Leitura, análise de imagens, experimentos, construção de esquemas sobre tendências de crescimento, migração, imigração, desmatamento, agricultura, industrialização, urbanização, perda da biodiversidade e elaboração de narrativa sobre o ciclo do carbono contidos entre as p. 81  e 100 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)

9  quinta-feira: Situação de Aprendizagem 8 - Cadeia alimentar, ciclo do carbono e os seres humanos - Leitura, análise de imagens, experimentos, construção de esquemas sobre tendências de crescimento, migração, imigração, desmatamento (slides), agricultura, industrialização, urbanização, perda da biodiversidade e produção de uma dissertação sobre o tema "A interferência humana no meio ambiente" contidos entre as p. 101 e 110 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)

23  quinta-feira: Retomada de conteúdos, correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e verificação de aprendizagem.

30  quinta-feira: Atividade lúdica envolvendo um Roleplaying Game baseado em uma situação-problema sobre a intervenção antrópica no meio ambiente. 

Área devastada em Novo Progresso, Pará, Brasil. Foi notícia no site Wired Business em 22 de abril de 2015. Disponível em: <https://static-secure.guim.co.uk/sys-images/Environment/Pix/columnists/2013/5/1/1367412446136/Kaola-saved-from-deforest-004.jpg> Acesso em 8 fev 2016.


O desmatamento é uma das maiores causas da perda de biodiversidade no mundo. Na imagem, podemos observa este impacto em uma das florestas da Indonésia. Disponível em: <http://i.huffpost.com/gadgets/slideshows/278951/slide_278951_2067192_free.jpg> Acesso em 8 fev 2016


Comparação do desmatamento no Haiti e na República Dominicana. Disponível em: <http://blog.kulikulifoods.com/wp-content/uploads/2015/11/haiti_deforestation.jpg> Acesso em 8 fev 2016




Nenhum comentário:

Postar um comentário