Cronograma de atividades
fevereiro
18 quinta-feira: Acolhida aos alunos e delineamento da participação na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo - FeCEESP por meio da escolha das duplas e dos temas: 1 - Ano internacional da Leguminosas; 2 - Desenvolvimento e nutrição Pisum sativum (estruturas nodulares, floração, frutificação in vitro e análise de características genéticas) e 3 - Robótica na educação: Utilização de ARDUINO para automação dos processos de arado, semeadeira, bomba d´agua e colheitadeira.
Semeadeira construída com Arduino. Disponível em: <http://cdn.instructables.com/FV9/RW73/H5JVXA2O/FV9RW73H5JVXA2O.MEDIUM.jpg> Acesso em 8 fev 2016.
Jardim hidropômico com Arduino. Disponível em: <https://makezine.com/wp-content/uploads/2015/09/11.1-DIYAqua-4.jpg> Acesso em 8 fev 2016.
Protótipo simples de robô construído com Arduino. Disponível em: <http://letsmakerobots.com/files/field_primary_image/RoverBeeOne_side-angle.jpg?> Acesso em 8 fev 2016.
Estufa construída com Arduino. Disponível em: <http://i.imgur.com/nkV4lEN.jpg> Acesso em 8 fev 2016.
Robô jardineiro construído com Arduino. Disponível em: <http://makezine.com/wp-content/uploads/2009/04/robotgarden1.jpg> Acesso em 8 fev 2016.
Robô colheitadeira. Disponível em: <http://robohub.org/wp-content/uploads/2013/10/HV_100_Robot_Harvest_Automation.jpg> Acesso em 8 fev 2016.
25 quinta-feira: Plantio de sementes de ervilhas e diálogo sobre a relação dessa leguminosa com os avanços na área da genética.
Modelo para plantação de ervilhas na escola. Disponível em: <https://markforeman.files.wordpress.com/2010/07/img_3750.jpg> Acesso em 8 fev 2016.
março
3 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 1 - A organização celular da vida: localizar, identificar, classificar e representar estruturas celulares diferentes. Atividade em duplas com análise de figuras de células animais e vegetais contidas entre as p. 5 e 21 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
10 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 2 - Biomembranas e suas funções: leitura de textos, análise de imagens e resolução de questões sobre permeabilidade da membrana, envoltório das células e fluxo de substâncias entre elas contidas entre as p. 22 e 29 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
17 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 3 - Processos de obtenção de energia pelos seres vivos: fotossíntese e respiração celular - Leitura, análise de imagens, construção de esquemas sobre processos químicos e biológicos contidos entre as p. 30 e 36 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
24 quinta-feira: Retomada de conteúdos, correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e verificação de aprendizagem.
31 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 4 - Núcleo celular: pesquisa, analise de imagens, leitura de textos e experimentos sobre ciclo celular, estruturas do núcleo, mitose, meiose e câncer p. 37 e 51 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
Imagem representando a digestão celular. Disponível em: <Modelo para plantação de ervilhas na escola. Disponível em: <https://markforeman.files.wordpress.com/2010/07/img_3750.jpg> Acesso em 8 fev 2016.> Acesso em 8 fev 2016.
Imagem representando a digestão celular. Disponível em: <Modelo para plantação de ervilhas na escola. Disponível em: <https://markforeman.files.wordpress.com/2010/07/img_3750.jpg> Acesso em 8 fev 2016.> Acesso em 8 fev 2016.
abril
7 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 5 - As idéias pré-mendelianas: leitura de texto, discussão, execução de experimentos e produção de relatórios sobre genética, variabilidade genética e hereditariedade contidos entre as p. 52 e 59 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
14 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 6 - As ideias de Mendel - Leitura, análise de imagens, HQs, preenchimento de quadros com informações sobre cruzamentos, características dominantes e recessivas, homozigotos, heterozigotos e aconselhamento genético contidos entre as p. 69 e 72 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
28 quinta-feira: Retomada de conteúdos, correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e verificação de aprendizagem.
Imagem representando duas gerações de ervilhas e como a caracterítica "cor" pode ser transmitida . Disponível em: <Modelo para plantação de ervilhas na escola. Disponível em: <https://dr282zn36sxxg.cloudfront.net/datastreams/f-d%3Ad372d63998238a5b44d0580c60a6822c341a5c0cc2b0205856e9254c%2BIMAGE%2BIMAGE.1> Acesso em 8 fev 2016.> Acesso em 8 fev 2016.
maio
5 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 7 - O processo meiótico - Leitura, análise de imagens, experimentos, construção de esquemas e consulta a livros sobre a duplicação de cromossomos, gametas, crossing-over contidos entre as p. 73 e 82 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
12 quinta-feira: Plantão de dúvidas sobre os projetos das duplas para a FeCEESP e inclusão de conteúdos trabalhados nas aulas nos trabalhos.
12 quinta-feira: Plantão de dúvidas sobre os projetos das duplas para a FeCEESP e inclusão de conteúdos trabalhados nas aulas nos trabalhos.
19 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 8 - A Família Brasil - leitura, discussão, construção de tabelas, gráficos, diagramas, esquemas, mapas mentais e resolução de questões sobre genes, genótipo, fenótipo, alelos, Leis de Mendel contidos entre as p. 83 e 90 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
Imagem representando o processo de Crossing over . Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d1/Crossover_genes.svg/2000px-Crossover_genes.svg.png> Acesso em 8 fev 2016.> Acesso em 8 fev 2016.
junho
2 quinta-feira: Situação de Aprendizagem 9 - Certo cromossomo X - Leitura, análise de imagens, experimentos, construção de esquemas sobre cariótipo, genética, meio ambiente, aberrações cromossômicas, síndromes, herança ligada ao sexo, heredogramas contidos entre as as p. 91 e 102 do Caderno do Aluno - Biologia 1EM. Nova Edição (2014-2017)
9 quinta-feira: Retomada de conteúdos, correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e verificação de aprendizagem.
23 quinta-feira: Apresentação dos dados parciais dos projetos para a FeCEESP aos alunos das outras turmas.
30 quinta-feira: pesquisa sobre a quantidade de cromossomos em diferentes espécies de seres vivos para construção de um quadro comparativo.
Exemplo de cariótipo humano normal Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/86/Karyotype_(normal).jpg> Acesso em 8 fev 2016.> Acesso em 8 fev 2016.
Quadro com número de cromossomos em diferentes espécies. Disponível em: <http://cache-assets.flogao.com.br/photos/full/128251541.bmp> Acesso em 8 fev 2016.> Acesso em 8 fev 2016.
Exemplo de cariótipo humano normal Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/86/Karyotype_(normal).jpg> Acesso em 8 fev 2016.> Acesso em 8 fev 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário